Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, a Reupe não aceita trabalhos apresentados em eventos acadêmicos e que estejam disponíveis integralmente na internet. Solicita-se ainda que não se apresente, simultaneamente, um texto encaminhado a esta Revista e a outro periódico. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto deve seguir o template e/ou orientações disponibilizadas pela revista, a depender do tipo de artigo a ser submetido; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • No texto tem pelo menos uma citação de um artigo já publicado na Reupe. Caso seja uma tema inovador, torna-se necessário justificar no momento da submissão.

Diretrizes para Autores

Diretrizes Gerais:

  1. A Revista da Extensão da UPE (Reupe) publicará trabalhos que tratem exclusivamente sobre Extensão Universitária.
  2. Recebe trabalhos em fluxo contínuo, ou seja, não há prazo de chamadas de trabalhos. E no caso de edições especiais, recebe com prazo determinado. A circulação é semestral e não há cobrança de taxas para submissão ou leitura.
  3. Os artigos devem ser textos inéditos, não publicados anteriormente, e que não estejam em avaliação para publicação em outro periódico.
  4. A seleção dos trabalhos para publicação tem como parâmetro a sua contribuição às áreas de atuação da Extensão Universitária dentro da linha editorial da Revista. Constituem pontos fundamentais também a originalidade do tema ou do tratamento dado ao assunto, a consistência teórica e a qualidade do texto.
  5. Os artigos devem seguir as normas da revista, contendo aspectos formais que indiquem introdução, objetivos, resultados, discussão e considerações finais.
  6. Quanto a autoria, para efeitos desta publicação, considerar-se-á o primeiro autor, o coordenador do projeto de extensão. Quantos aos demais, será definida pela participação na construção e participação no desenvolvimento do projeto ou artigo. Não é papel do editor arbitrar conflitos relacionados à autoria.
  7. A Reupe recebe trabalhos de autores internos e externos à Universidade de Pernambuco.
  8. Os trabalhos deverão ser submetidos para publicação pelo sistema www.revistaextensao.upe.br

Orientações gerais:

  • Faça o download do template para submissão e da folha de rosto.
  • Para que a publicação seja agilizada, submeta seu original já neste template.
  • Formato: os textos devem ter o número de páginas de acordo com o tipo de submissão (consulte a políticas de seção), incluindo imagens, referências e notas. Devem ser salvos no formato Word (.docx), e seguir (de acordo com o tipo de artigo)  o template publicado no site.

Folha de Rosto:

1- O manuscrito não poderá ter a identificação dos autores, esta identificação deverá estar somente na folha de rosto enviada em um documento separado.

2- Deve conter o título completo do trabalho de maneira concisa e descritiva em português e inglês.

3- O título deve ser breve e indicativo da finalidade do trabalho.

4- O título deverá ser apresentado contendo até 12 palavras, em negrito, evitar uso de siglas, com a primeira letra maiúscula, tamanho da fonte 12.

5- Deve conter o título resumido (com até 50 caracteres, incluindo espaços) para ser utilizado no cabeçalho das demais páginas do artigo.

6- Autor(es): Os nomes devem ser escritos completos, indicando última titulação, e a(s) instituição(ões) à qual(ais) pertence(m). O autor para correspondência deve ser indicado com asterisco, fornecendo endereço completo e e-mail após os nomes de todos os autores. O limite é de 8 (oito) autores.

7- Agradecimentos e Fomento: quando necessário

Preparo do Manuscrito:

  • Indicar na primeira linha o tipo de trabalho (consulte a aba escopo).
  • Utilizar os nomes dos tópicos conforme descritos abaixo para os tipos de trabalho original e revisão. Os demais tipos deverão se adaptar ao formato exigido na sua descrição no tópico tipo de documento.
  • Resumo: Em língua portuguesa. Descreve a estrutura do projeto e apresenta, de maneira resumida, introdução, objetivos, percurso metodológico, resultados e considerações finais, evitar uso de siglas, não excedendo 200 palavras. Em texto corrido sem parágrafos. Não usar referências.
  • Descritores: Ao final do resumo. Apresentar o mínimo de 3 (três) e o máximo de 5 (cinco). Devem iniciar com a primeira letra maiúscula e separados por ponto e vírgula.
  • Introdução: Apresentar como aconteceu, interação dialógica com a comunidade, qual cenário (diagnose) encontrado no início da ação. Apresentar o domínio de investigação, a relevância e a pertinência da proposta de ação de extensão no processo de intervenção social. O texto deve ser objetivo e sucinto, baseado em dados, pesquisas, diagnósticos e indicadores sobre o tema. É relevante apresentar o contexto ou histórico de realização da ação de extensão e a motivação em desenvolvê-la. Deve ao final, estabelecer com clareza o objetivo do trabalho. Sugerimos não ultrapassar 350 palavras.
  • Percurso metodológico: Especificar o referencial teórico que apontou a melhor a estratégia para a ação de extensão, tecnologias utilizadas, instrumentos metodológicos, atividades/etapas, inter e/ou multidisciplinaridade participantes. Caso haja a participação de outras parcerias, especificar o formato da participação. Descrever quais as táticas empregadas durante a ação para sua implementação, como a abordagem escolhida para ação orientou a composição de uma equipe interdisciplinar e interprofissional. Apresentar considerações éticas.
  • Resultados: Deve trazer informações sobre os impactos do projeto na comunidade e ainda sobre os benefícios alcançados. Deverão ser acompanhados de tabelas e material ilustrativo adequado.
  • Discussão: Apresentar como a abordagem teórica, referenciada na introdução contribui com os resultados, explicitando o suporte teórico que norteou a execução e metodologia da ação de extensão, a constituição do universo de princípios, categorias, conceitos, formando um conjunto lógico, coerente, dentro do qual o trabalho fundamenta-se e desenvolve-se. Procurando responder: Como foi a troca de saberes entre a equipe e a comunidade, como o trabalho discente impactou ou contribuiu em sua formação e responsabilidade social, quais os principais legados da ação.
  • Considerações finais: Devem ser fundamentadas no texto buscando esclarecer os objetivos e resultados alcançados. Não devem ser utilizadas referências neste item.
  • Citações no texto: Utilizar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR 10520, de setembro de 2002 indicadas pelo sistema numérico. A indicação da numeração deve ser situada pouco acima da linha do texto em expoente à linha do mesmo, após a pontuação que fecha a citação.
  • Referências: A exatidão das referências é de responsabilidade dos autores. Elas devem ser organizadas de acordo com as instruções da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR 6023:2018 Versão Corrigida 2:2020. A indicação da fonte é feita por uma numeração única e consecutiva, em algarismos arábicos, remetendo à lista de referências ao final do trabalho, do capítulo ou da parte, na mesma ordem em que aparecem no texto. Só serão aceitas citações de revistas indexadas. Os livros citados deverão possuir registro ISBN (International Standard Book Number). Resumos apresentados em congressos (abstracts) só serão aceitos até dois anos após a apresentação e devem conter na referência o termo “resumo de congresso” ou “abstract”.
  • Agradecimentos: Agradecimentos e outras formas de reconhecimento devem ser mencionados após a lista de referências.
  • Gráficos, imagens e tabelas: As fotografias, imagens, gráficos, tabelas, quadros, etc., num total de cinco, devem ser inseridos no texto e numerados com algarismos arábicos, sempre providos de título claro e conciso conforme ABNT (NBR) 14724 de abril de 2011, ao final informar cidade e ano. Devem ser enviadas em outros arquivos em formato .jpg, ter resolução mínima de 400 DPI, ou um megabyte (1MB) de tamanho, com fonte/créditos do autor. 

Normas Editoriais:

Os conceitos, opiniões e conclusões emitidos nos artigos, bem como a exatidão e procedência das citações e referências, são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo, obrigatoriamente, a opinião do Conselho de Editoração.
Os autores são responsáveis por declarar conflitos de interesse, apoio financeiro, técnico, institucional ou pessoal, relacionados ao estudo e por agradecimentos.
A publicação do manuscrito dependerá do cumprimento das normas da Revista e da apreciação pelo Conselho Editorial, que dispõe de plena autoridade para decidir sobre sua aceitação, podendo, inclusive, apresentar sugestões aos autores para alterações que julgar necessárias.
Os manuscritos enviados serão inicialmente submetidos ao Conselho Editorial da Revista, o qual realizará uma avaliação preliminar para verificar se os mesmos estão em consonância ao foco, escopo e normativas da Revista.
Artigos com natureza de pesquisa serão aceitos, desde que mostrem clara vinculação com a extensão universitária, e que apresentem ampla e qualificada revisão bibliográfica relacionada à extensão universitária, dentro do tema abordado.
Quando for o caso, os atores devem apresentar o documento de aprovação de um Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos cadastrado na CONEP, segundo a resolução 466/2012 como documento suplementar.

Para a submissão recomenda-se fortemente que a revisão ortográfica e tradução para o inglês (título e resumo) sejam realizados por profissionais qualificados da área, podendo excluir o manuscrito caso apresente dificuldades neste requisito.

No caso de aprovação do manuscrito os autores deverão anexar como documentação suplementar, o comprovante de revisão de um profissional para a língua portuguesa e inglesa. Caso o texto revisado pelo profissional ainda apresente problemas gramaticais, pode ser solicitada uma nova revisão por outro profissional. Uma vez que as correções não sejam realizadas, o artigo pode ser rejeitado do fluxo editorial.

Editorial

Texto de responsabilidade da Equipe Editorial da Revista, que poderá convidar especialistas para redigi-lo. Deverá obedecer ao limite de 1.000 palavras, incluindo título, descritores e referências.

Opinião

Opinião qualificada sobre tópicos específicos em Extensão Universitária (a convite dos editores). No máximo 2 laudas com Título e Referências.

Entrevista

Matérias que manifestem opiniões sobre a temática extensão publicadas por convite ou iniciativa dos editores. A entrevista não deve exceder cinco páginas.

Ver mais seções em Políticas de Seção.

Artigos & Relatos de Experiência

Publicação voltada à comunicação científica de descrição e análise de experiências desenvolvidas contemplando os objetivos da vivência. Apresentar as metodologias empregadas, o contexto, e a avaliação da atividade relatada destacando o valor dessa experiência. Não deve exceder quinze páginas.

Veja mais seções em Políticas de Seção.

Artigo Original

São trabalhos resultantes de programas, projetos ou ações de extensão universitária apresentando dados originais de investigação relacionados às áreas temáticas: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Trabalho. Não deve exceder quinze páginas.

Veja mais seções em Políticas de seção

Artigo de Revisão

Avaliação crítica sistematizada da literatura sobre determinado assunto, de modo a conter uma análise comparativa dos trabalhos na área, que discuta os limites e alcances metodológicos, permitindo indicar perspectivas de continuidade de estudos naquela linha e devendo ter conclusões. Deve utilizar uma metodologia,  como por exemplo a PRISMA - Principais Itens Para Relatar Revisões Sistemáticas e Meta-análises. Não deve exceder dez páginas.

Veja mais seções em Políticas de Seção

Reflexão teórica

Texto reflexivo ou análise de temas que contribuam para o aprofundamento do conhecimento. Sugere-se que seja o registro de fatos ou fenômenos percebidos como significativos, com aporte teórico e possíveis contribuições para a prática profissional. As reflexões devem conter minimamente Introdução, desenvolvimento e conclusão. Não deve exceder cinco páginas.

Comunicação breve

Artigo original, porém mais curto, que contenha resultados preliminares, de relevância imediata ou que não tenham contribuições e tamanho suficiente para se enquadrar na categoria artigo original. Não deve exceder cinco páginas.

Ver mais em políticas de seção.

Resenha Crítica

São manuscritos em que o(s) autor(es) apresenta(m) uma análise crítica de livros relacionados a áreas de interesse da Extensão, publicados nos últimos três anos. Devem conter um máximo de 1.000 palavras e até dois autores. A referência completa do livro deverá ser incluída no início do texto. No momento da submissão da resenha deverá ser anexado no sistema um arquivo com a imagem da capa do livro, em formato JPEG, em alta definição (de 150 a 300 dpi)."

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.