Participação de professores na construção de um programa antibullying de educação em Saúde

Autores

  • Dra. Beatriz Oliveira Pereira Centro de Investigação em Estudos da Criança/Universidade do Minho, Braga, Portugal
  • Dra. Betânia da Mata Ribeiro Gomes Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - UPE
  • Dra. Estela Maria Leite Meirelles Monteiro Departamento de Enfermagem/Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil
  • Dra. Jael Maria de Aquino Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - UPE
  • Rayssa Cavalcanti Umbelino de Albergaria Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - Universidade de Pernambuco
  • Dr. Waldemar Brandão Neto Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - UPE

DOI:

https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n1.1.158.pp84-85

Palavras-chave:

Bullying, Professores escolares, Educação em Saúde, Pesquisa Participativa Baseada na Comunidade

Resumo

Introdução: O bullying caracteriza-se como atos agressivos, repetitivos e com assimetria de poder entre pares. A participação de professores colaborando em programas de intervenção, é uma nova perspectiva em políticas antibullying no contexto escolar. Objetivo: Desenvolver uma estratégia participativa de educação em saúde com professores do ensino fundamental II para Prevenção do bullying escolar. Percurso Metodológico: Pesquisa de intervenção participativa de natureza qualitativa, fundamentada no modelo de Community- Based Participatory Research e nos Círculos de Cultura de Paulo Freire. A amostra compreendeu 30 professores do ensino fundamental II. Foram empregadas as técnicas de observação com registro em diário de campo, e fotografia. O estudo representa um recorte da tese de doutorado, cujo projeto obteve parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco, sob o número 2.308.844. Resultados: A intervenção mobilizou os professores a reconhecerem o bullying e os instrumentalizou a investirem em ferramentas pedagógicas com potencial para contribuir com um ambiente escolar mais saudável. Considerações finais: A utilização do Círculo de Cultura como metodologia trazida pelo enfermeiro escolar mobilizou os educadores a aprofundarem o debate sobre o tema e aumentarem as possibilidades de reflexão crítica da realidade e capacidade de fortalecer as políticas antibullying.

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dra. Beatriz Oliveira Pereira, Centro de Investigação em Estudos da Criança/Universidade do Minho, Braga, Portugal

Beatriz Pereira é Professora Catedrática da Universidade do Minho, Instituto de Educação, Departamento de Teoria da Educação, Artes e Educação Física e é membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança e é coordenadora de uma área temática ”. É Diretora do Doutorado em Estudos da Criança. Foi Vice-Presidente do Instituto de Estudos da Criança, Presidente da Coordenação do Curso de Educação Básica e Infantil e é Diretora do Departamento e do Mestrado em Ensino de Educação Física no Ensino Fundamental e Médio. Ela fez o doutorado. Doutoranda em Estudos da Criança na Universidade do Minho. Fez o Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Técnica de Lisboa e a licença em Educação Física pela Universidade do Porto. Desenvolveu investigação em três temas: a) lazer e brincadeira para pré-escola e ensino fundamental; b) Atividade Física e Lazer; c) compreender e prevenir o bullying nas escolas. É autora ou coordenadora de seis livros sobre lazer ou bullying na escola. Ela teve capítulos em vários livros e artigos em revistas e anais de conferências.

Dra. Betânia da Mata Ribeiro Gomes , Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - UPE

Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Fundação de Ensino Superior de Pernambuco (FESP-UPE) (1990), Mestrado em Hebiatria-Determinantes Sociais de Saúde na Adolescência pela UPE (2007), Doutorado pelo Programa Interunidades de Doutoramento Enfermagem da EE e EERP Centro Colaborador da OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem / USP (2012), com bolsa CNPq (PROCESSO: 143037/2008-0), concentrando-se no estudo de adolescentes, consumo de álcool e suas famílias. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco, na FENSG. Durante sua carreira acadêmica, foi Coordenadora Geral de Projetos de Pós-Graduação na Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação PROPEGI / UPE (2018) e atuou como Coordenadora Geral de Pesquisa da PROPEGI / UPE (2015 a 2018). Foi Coordenadora Setorial de Pós-Graduação e Pesquisa da FENSG/UPE (2013 a 2014) e Gerente da Divisão de Apoio Técnico e Pedagógico (2004 a 2007). É líder do Grupo de Pesquisa em Estudos e Pesquisas Enfermagem na Promoção à Saúde de Populações Vulneráveis (GEPEV), cadastrado no diretório de pesquisa do CNPq. É consultora ad-hoc de periódico nacional e editora associada da Revista Enfermagem Digital Cuidado e Promoção da Saúde - REDCPS periódico editado pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem UPE/UEPB. É Coordenadora no Brasil do convênio internacional entre a UPE e a Universidad de Sevilla (UE), Espanha, co-financiado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia. Esse projeto é um Consórcio entre universidades européias e latino americanas, que tem por objetivo contribuir com a modernização e melhoria de serviços de suporte para a inclusão oferecida pelas Instituições de Ensino Superior (2017-2020). É membro da Comissão de Atividades da RED SOLIDARIS - Universidades Inclusivas. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde da Criança e do Adolescente, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem familiar, saúde da criança e do adolescente.

Dra. Estela Maria Leite Meirelles Monteiro, Departamento de Enfermagem/Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (1985), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2007). Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Membro do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENFERMAGEM) e do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente (PPGSCA) ambos do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco. Segundo Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Assistir/Cuidar em Enfermagem CNPq/UFPE. Tem experiência na área de Enfermagem em Saúde Pública com pesquisas nos seguintes temas: Educação em Saúde, Promoção da Saúde, Políticas Públicas em Saúde, Tecnologia em Saúde; Saúde da Criança e do Adolescente, hanseníase e violência. Atua em atividade extensionista em saúde escolar. Membro integrante em comissão editorial em periódico nacional e como avaliadora de periódicos nacionais e internacionais.

Dra. Jael Maria de Aquino, Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - UPE

Possui mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (2000) doutorado em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo (2005) e Pós-doutorado em enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Atualmente é Professora Livre Docente da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco, integra o corpo docente do Programa Associado de Pós - Graduação em Enfermagem. Vice Líder do Grupo de estudos e pesquisas de enfermagem na promoção à saúde de populações vulneráveis (GEPEV). Revisora ad hoc de periódicos científicos nacionais e internacionais.Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde mental e do trabalhador, atuando nos seguintes temas de pesquisa: consumo do álcool e outras drogas, promoção da saúde, saúde do escolar, processo de cuidar e relações interpessoais, saúde do trabalhador, saúde mental e ensino de enfermagem.

Rayssa Cavalcanti Umbelino de Albergaria, Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - Universidade de Pernambuco

Graduanda em Enfermagem da Universidade de Pernambuco, FENSG - UPE. Membro da Liga de Transplante de Fígado de Pernambuco. Extensionista do Grupo de Pesquisa e Extensão sobre a prevenção do Bullying no Contexto Escolar. Voluntária do Projeto PET-Saúde Interprofissionalidade. Monitora de Saúde do Recém-Nascido, Criança e Adolescente da Universidade de Pernambuco - FENSG/UPE. Estagiária/bolsista da Secretaria de Saúde do Recife.

Dr. Waldemar Brandão Neto, Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - UPE

Enfermeiro, Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui Mestrado em Enfermagem, com área de concentração em Promoção à Saúde, pela Universidade de Pernambuco/Universidade Estadual da Paraíba. Participou do Programa de Doutorado sanduíche no exterior, financiado pela Capes, no Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) da Universidade do Minho (Braga, Portugal), no ano de 2015. Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG) da Universidade de Pernambuco (UPE), área Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente. Enfermeiro Neonatal da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco. É membro sócio efetivo da ABEn seção-PE. Membro de Grupos de Estudos e Pesquisas, cadastrados no CNPq, da UPE e UFPE. Editor Associado da Revista REDCPS. Avaliador de periódicos científicos, nacionais e internacionais. É membro da Red Internacional de Enfermería en Salud Infantil (Red ENSI-OPAS/OMS). Coordenador Pedagógico do Programa de Residência Multiprofissional em Neonatologia do CISAM -UPE. Atua na área da pesquisa em enfermagem, com ênfase em Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente e Enfermagem em Saúde Pública. Tem interesse nos seguintes temas de investigação: Infância, Adolescência, Prevenção da Violência Escolar/Bullying, Metodologias Participativas na Educação em Saúde, Educação em Saúde, Promoção da Saúde Escolar, Processo de Cuidar em Enfermagem, Formação Profissional, Ensino de Enfermagem, Tecnologia em Saúde, Cuidados Especializados ao Recém-Nascido, Enfermagem Neonatal.

Downloads

Publicado

22.04.2021

Como Citar

Oliveira Pereira, B., da Mata Ribeiro Gomes , B., Maria Leite Meirelles Monteiro, E. ., Maria de Aquino, J., Cavalcanti Umbelino de Albergaria, R., & Brandão Neto, W. (2021). Participação de professores na construção de um programa antibullying de educação em Saúde . Revista De Extensão Da Universidade De Pernambuco - REUPE, 6(1.1), 84–85. https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n1.1.158.pp84-85

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)