Extensão universitária mais uma possibilidade na formação docente

Autores

Palavras-chave:

Extensão, Formação Acadêmica, Matemática, Ensino

Resumo

Este é um produto de uma ação de extensão idealizada, planejada e realizada dentro de uma disciplina eletiva, intitulada Projetos de Extensão, do curso de licenciatura em Matemática, do Campus Mata Norte, da Universidade de Pernambuco. Apresentamos a busca de alternativas para fortalecimento da formação acadêmica da licenciatura em matemática na prática docente através da extensão, além de convidar a comunidade a conhecer o que nela fazemos. Duas escolas participaram da atividade, levando em consideração a estrutura física, tempo de execução e o que seria ofertado na ação. Todo planejamento foi realizado de forma coletiva pelos proponentes e alguns resultados da experiência vivenciada levados a outros espaços de discussão acadêmica e submissão de artigo. Avaliações internas (entre os proponentes) foram realizadas pós-ação para medir o impacto social e acadêmico de todos os envolvidos. Todos os objetivos traçados foram alcançados, a participação da comunidade foi satisfatória, reforçando o desejo de repetições de ações deste tipo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO – upe. Projeto Pedagógico do Curso – PPC: Licenciatura em Matemática. Campus Mata Norte. Recife, 2013.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 7. ed. Rio de Janeiro, 1983.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 20 jul. 2019.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

NÓVOA, A. Professores Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

RIPOLL, C.; RANGEL, L.; GIRALDO, V. Livro do Professor de Matemática na Educação Básica: números inteiros. 1. ed. Rio de Janeiro: SMB. 2016.

BRASIL. Resolução no 7, de 18 de dezembro de 2018 - Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira. Brasília, 2018. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/55877808. Acesso em: 20 jul. 2019.

UPE. Guia da Creditação das atividades da Extensão. Recife, 2020. Disponível em: http://upe.br/anexos/extensao/documentos/Guia_de_creditacao_da_extensao.pdf Acesso em: 20 set. 2021.

GITIRANA, R; TELES, R.; BELLELMAIN, P. M. B.; CASTRO, A. T.; CAMPOS, I.; LIMA, P. F.; BELLEMAIN, F. Jogos com Sucata na Educação Matemática. Recife: NEMAT, 2012.

DUVERNOY, D. A.; CARVALHO, J. A. R.; BARBOSA, M. R. S. A.; MELO, V. A Universidade pública na construção da sociedade. Semana Universitária UPE, 2019, Nazaré da Mata. 1. ed. Campus Mata Norte, 2019. Semana universitária: anais. Nazaré da Mata: Edupe, 2020. Disponível em: http://upe.br/matanorte/wp-content/uploads/2020/11/eBookAnais_Semana_Universitaria_2019_Mata_Norte.pdf. Acesso em Recife: 20 set. 2021.

Downloads

Publicado

22.12.2021

Como Citar

Alcantara de Albuquerque, I. C. (2021). Extensão universitária mais uma possibilidade na formação docente. Revista De Extensão Da UPE, 6(2), 20–29. Recuperado de https://www.revistaextensao.upe.br/index.php/reupe/article/view/239