Unidade de fomento à ciência – UFC: formando aluno pesquisador em Administração

Autores

  • Andrea Karla Pereira da Silva
  • Gabriel Sarmento

DOI:

https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v3n1.244.pp23-27

Palavras-chave:

Ciência, Conhecimento científico, Pesquisa e extensão, Iniciação científica

Resumo

O Programa de Extensão Unidade de Fomento à Ciência - UFC se insere e permeia a construção do conhecimento, desenvolvimento de pesquisa e extensão na formação de administradores, visando sanar uma das problemáticas encontradas pelos alunos da graduação em administração. Através da mentoria, como uma oportunidade de incorporar e produzir conhecimento criando grupos de pesquisa, das oficinas, abertas a toda comunidade discente da UPE, permitindo a construção de saberes e conhecimentos, fomentando a pesquisa e na formação de Grupos de pesquisa nas áreas de concentração dos professores líderes dos temas de pesquisas que forem se formando na medida em que os processos de mentoria se consolidam e as oficinas capacitam e formam competências dos alunos na busca dos projetos de iniciação cientifica. Foram realizadas seis oficinas entre Design Thinking, elaboração de projetos e redação científica, envolvendo a comunidade acadêmica, e encontros de mentoria. Os grupos de pesquisa previstos no programa não se consolidaram, mas a ideia de continuidade da UFC permitirá a inserção de projetos de pesquisa, com alunos de iniciação cientifica, incorporando novos docentes como lideres de grupos de pesquisa, fortalecendo essa dimensão essencial da formação universitária na FCAP/UPE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAPRA, Fritjof . A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultríx, 2000.

CURTY, M. G., & BOCCATO, V. R. (2005). O artigo científico como forma de comunicação do conhecimento na área de Ciência da Informação. Perspect. ciênc. inf, 10 , 94-107.

FLÔRES, Onici Claro. (Meta)Linguagem. Linguagem & Ensino, Pelotas, v.14, n.1, p. 243-261, jan./jun. 2011.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Expansão do Ensino Superior: Contextos, Desafios, Possibilidades. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 14, n. 2, p. 253-266, jul. 2009.

SOUSA, Nielma Patrícia Lopes de. O “PROJETO MENTORIA” como uma experiêcia de mentoria formal, estimulando o desenvolvimento profissional e a discussão sobre o desenvolvimento local sustentável. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão do desenvolvimento Local Sustentável) Recife: UPE. 2011.

VIANNA, M., VIANNA, Y., ADLER, I., LUCENA, B., & RUSSO, B. (2012). Design Thinking Inovação em Negócios. Rio de Janeiro: MJV Press.

Downloads

Publicado

16.06.2021

Como Citar

Pereira da Silva, A. K., & Sarmento, G. (2021). Unidade de fomento à ciência – UFC: formando aluno pesquisador em Administração. Revista De Extensão Da Universidade De Pernambuco - REUPE, 3(1), 23–27. https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v3n1.244.pp23-27