Intervenções junto a adultos jovens em situação de sofrimento psíquico.

Autores

  • Edilene Maria da Silva Barbosa
  • Diane Leite Silva
  • Fernanda de Lima Pessoa
  • José Carlos Germano da Silva Junior
  • Juliana Rhodes da Costa Silva
  • Karen Maria Boulitreau do Nascimento
  • Sabrina Roberta Vitorino Santiago

DOI:

https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v3n1.248.pp43-47

Palavras-chave:

Adultos jovens, Auto – estima, Educação física, Enfermagem, Substâncias psicoativas

Resumo

A Reforma psiquiátrica no Brasil é definida por Amarante ( 2011) como uma consequência natural de uma transformação da própria ciência, destacando-se que os serviços passaram a lidar com as pessoas e não mais com as doenças. Preconizada como fundamental,  a presença de atividades profissionais são importantes para a melhoria dos diversos quadros clínicos existentes, com ênfase para os grupos populacionais em condição de maior vulnerabilidade. Com o objetivo intervir na situação de saúde mental de adultos jovens, foram  desenvolvidas  rodas de conversa, exposição de vídeos de curta duração e  atividades físicas assim como brincadeiras adaptadas. 400 pessoas foram beneficiadas  através de técnicas e metodologias transformadoras. O projeto de extensão aqui apresentado foi composto por ações que visaram  aprimorar o conhecimento acadêmico, combinar saberes e levá-los até a sociedade de forma a beneficiar populações vulneráveis. Auxiliando numa melhor aproximação da Enfermagem e da Educação Física com a saúde mental, a partir da intervenção junto a indivíduos, o produto obtido foi uma  colaboração para a melhoria da saúde física e mental e inserção social de jovens acometidos ou não por transtornos mentais diversos. Descritores: Adultos jovens, Auto  – estima, Educação física, Enfermagem, Substâncias psicoativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARANTE, P. Manicômio e loucura no final do século e do milênio. In: FERNANDES, M. I.; SCARCELLI, I. R.; COSTA, E. S. (Org.). Fim de século: ainda manicômios? .São Paulo: IPUSP, 2011.

GUIMARÃES, A. C., Rocha, G. B. D., Maciel, M. G., & Adão, K. do S. (2011). Pensando as Práticas de Intervenção dos Discentes do Curso de Licenciatura em Educação Física. Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, 6(1) 149-154. Recuperado em 03 de julho, 2012.

SENAD: O Consumo de Álcool no Brasil entre 2006 e 2012 – disponível em www.inpad.org.br Acesso em 12 de Abril de 2015.

Downloads

Publicado

17.06.2021

Como Citar

da Silva Barbosa, E. M. ., Leite Silva, D., de Lima Pessoa, F. ., Germano da Silva Junior, J. C. ., Rhodes da Costa Silva, J. ., Boulitreau do Nascimento, K. M. ., & Vitorino Santiago, S. R. . (2021). Intervenções junto a adultos jovens em situação de sofrimento psíquico. Revista De Extensão Da Universidade De Pernambuco - REUPE, 3(1), 43–47. https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v3n1.248.pp43-47

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.