Oficina de aplicativo edicacional “GlossáBio” para o ensino de ciências

Autores

  • maria elcineide de albuquerque marialva universidade federal rural da amazônia
  • Rafael da Silva Paiva Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Raquel Soares Casaes Nunes Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Camila Ribeiro Braga Universidade Federal Rural da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v8n1.282.pp52

Palavras-chave:

Oficina. Aplicativo Educacional. Glossábio.

Resumo

O presente texto propõe um relato de experiência sobre a realização da Oficina de aplicativo educacional “Glossábio” para o ensino de Ciências durante o isolamento social provocado pela Covid-19. Essa ação está vinculada ao projeto de extensão intitulado “Oficinas de aplicativos educacionais e linguagens de programação para professores e alunos da rede de ensino pública do município de Tomé-Açu”, com participação dos estudantes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural da Amazônia. A finalidade deste relato é mostrar a importância da realização de oficinas de aplicativos educacionais, neste caso, o Glossábio, como ferramenta pedagógica que facilita o ensino e aprendizagem na área de Biologia. Os participantes da oficina foram estimulados a utilizar o Glossábio em seus dispositivos móveis a partir de orientação de acesso e download na loja virtual Play Store. Foram aplicados questionários com os participantes para avaliação da realização da oficina e sobre o aplicativo Glossábio. Os resultados observados evidenciam a boa aceitação dos participantes ao aplicativo Glossábio e ao desenvolvimento de oficinas de aplicativos educacionais. Conclui-se que essa atividade permitiu o acesso dos participantes ao aplicativo Glossábio de forma positiva e ainda com facilitadora de construção de conhecimento para área de Biologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael da Silva Paiva , Universidade Federal Rural da Amazônia

Graduando do curso de Licenciatura em Ciências Biologias pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Campus Tomé-Açu. Possui experiência em Cursinho Pré-Vestibular.

Raquel Soares Casaes Nunes, Universidade Federal Rural da Amazônia

Graduada em Ciência Biológicas:Modalidade Microbiologia e Imunologia/UFRJ, Especialista em Segurança Alimentar /IFRJ mestre em Ciência de Alimentos/UFRJ e Doutora em Ciência de Alimentos/UFRJ, lecionou na Universidade Santa Úrsula e Universidade Salgado de Oliveira e atualmente é tutora do SENAC RIO. Vinculada a projetos de pesquisas na área de Preservação de Alimentos com ênfase em rotulagem, segurança microbiológica dos alimentos de origem animal.

Camila Ribeiro Braga, Universidade Federal Rural da Amazônia

Graduanda do curso de Licenciatura em Ciências Biologias pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Campus Tomé-Açu.

Referências

JUNIOR, Wilmo Ernesto Francisco; OLIVEIRA, ACG. Oficinas pedagógicas: Uma proposta para a reflexão e a formação de professores. Química Nova na Escola, v. 37, n. 2, p. 125-133, 2015.

NASCIMENTO, Maristella Santos. Oficinas pedagógicas: Construindo estratégias para a ação docente–relato de experiência. Estudos da Língua (gem), v. 3, n. 1, p. 85-95, 2007.

NEVES, Breno Gonçalves Bragatti; DA SILVA MELO, Rafaela; MACHADO, André Ferreira. Universo Móvel: um aplicativo educacional livre para dispositivos móveis. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, v. 7, n. 1, p. 34-48, 2014.

PAVIANI, Neires Maria Soldatelli. Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência. CONJECTURA: filosofia e educação, v. 14, n. 2, 2009.

SOAD, Gustavo Willians. Avaliação de qualidade em aplicativos educacionais móveis. 2017. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

SPINK, Mary Jane; MENEGON, Vera Mincoff; MEDRADO, Benedito. Oficinas como estratégia de pesquisa: articulações teórico-metodológicas e aplicações ético-políticas. Psicologia & Sociedade, v. 26, p. 32-43, 2014.

VIEIRA, E; MEIRELLES, R.M.S; RODRIGUES. D.C.G.A. O uso de Tecnologias no Ensino de Química: A experiência do laboratório virtual Química fácil. Anais do VIII do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2011.

Downloads

Publicado

13.09.2023

Como Citar

de albuquerque marialva, maria elcineide, da Silva Paiva , R. ., Soares Casaes Nunes, R. ., & Ribeiro Braga, C. . (2023). Oficina de aplicativo edicacional “GlossáBio” para o ensino de ciências. Revista De Extensão Da Universidade De Pernambuco - REUPE, 8(1), 45–54. https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v8n1.282.pp52