Fatores associados aos comportamentos de risco de jovens de minorias sexuais.

Autores

  • Anierika Santos Universidade de Pernambuco - UPE
  • Carolina Universidade de Pernambuco - UPE
  • Valdenice Universidade de Pernambuco- UPE

DOI:

https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n1.1.107.pp64-65

Palavras-chave:

Comportamentos de risco, Fatores associados, Normas de gênero, Minorias sexuais e de gênero

Resumo

Com base na teoria do estresse minoritário, fatores contextuais envolvendo minorias sexuais potencializam  os riscos  de comorbidades de saúde nessa população através de comportamentos nocivos. Objetivo: Investigar os fatores envolvidos nos comportamentos de risco para a saúde de adolescentes de minorias sexuais. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com o intuito de responder a seguinte pergunta norteadora: Quais os fatores associados ao comportamento de risco para a saúde de jovens de minorias sexuais? A busca dos artigos foi realizada na base de dados PubMed, no período de julho de 2020 a setembro de 2020. Resultados: Foi observado perpetração do bullying homofóbico entre adolescentes heterossexuais do sexo masculino, vitimização por bullying na escolar, consumo de álcool e outras drogas, saúde mental prejudicada, rejeição parental e violências. Discussão: Mesmo que alguns estudos de caráter ecológico e descritivo relatem que os preditores contextuais de vitimização com base na orientação sexual ainda sejam desconhecidos, estudos embasados nas ciências sociais consideram a  homofobia como um instrumento de regulação social de contínua persistência. Conclusão: A sociedade permanece sob influência religiosa e características culturais patriarcais, machista e consequentemente homofóbica, fazendo assim, a manutenção de uma esfera de ódio que perpetua até os dias atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina, Universidade de Pernambuco - UPE

Professora adjunta da Universidade de Pernambuco (2013/atual). Atuo no Programa de Pós Graduação em Hebiatria como coordenadora (2020/atual) e, na graduação na área de Odontopediatria e Clínica Infantil I e II. Possuo doutorado em Odontologia (Odontopediatria) pela Universidade de Pernambuco (2010), mestrado em Hebiatria pela Universidade de Pernambuco (2006) e graduação em Odontologia pela Universidade de Pernambuco (2004). Fui bolsista do Programa Nacional de Pós Doutorado - Capes/FACEPE (2011-2013) e fiz pós-doutorado (2018-2019) na Harvard School of Public Health (Harvard T.H. Chan School of Public Health). Atualmente desenvolvo pesquisa sobre comportamentos de risco à saúde do adolescente.

Valdenice , Universidade de Pernambuco- UPE

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1980), mestrado em Odontologia (Odontopediatria) pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Odontologia (Odontopediatria) pela Universidade de Pernambuco (1991). Coordenou os cursos de Especialização, Mestrado e Doutorado em Odontopediatria da UPE. Foi vice-coordenadora do mestrado de Hebiatria de 2011 a 2016. Atualmente é professora Adjunta da Associação Caruearuense de Ensino Superior, ASCES-UNITA e professora Associada da Universidade de Pernambuco onde atua no ensino de graduação (Odontologia) e de pós-graduação, como membro do corpo docente da área de concentração Odontopediatria do Programa de Pós-Graduação em Odontologia e do Curso de Mestrado em Hebiatria da FOP/UPE. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontopediatria e Hebiatria, atuando principalmente nos seguintes temas: prevenção e tratamento de doença bucais, distúrbios respiratórios, comportamento e agravos à saúde na adolescência.

Downloads

Publicado

22.04.2021

Como Citar

Santos, A., da Franca, C. ., & Menezes, V. . . (2021). Fatores associados aos comportamentos de risco de jovens de minorias sexuais . Revista De Extensão Da Universidade De Pernambuco - REUPE, 6(1.1), 64–65. https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n1.1.107.pp64-65

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)