Práticas prevalentes de violência interpessoal na adolescência e suas repercussões

Autores

  • Aretha Feitosa de Araújo Universidade Estadual do Ceará
  • John Carlos de Souza Leite Universidade Regional do Cariri
  • Natália Bastos Ferreira Tavares Universidade Regional do Cariri
  • Tereza Lívia Rodrigues de Oliveira Universidade Regional do Cariri
  • Vinícius Rodrigues de Oliveira Universidade Regional do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n1.1.159.pp88-89

Palavras-chave:

Violência, Adolescentes, Relações interpessoais

Resumo

Introdução: A adolescência é caracterizada por distintas mudanças.  Nesse período, a incidência da violência, principalmente de cunho interpessoal tem sido frequente. Objetivo: Identificar práticas prevalentes de violência interpessoal na adolescência e suas repercussões. Percurso Metodológico: Revisão narrativa da literatura realizada através da base Adolec – Brasil, com utilização dos descritores “violência”, “adolescente”, “relações interpessoais”, posteriormente foram aplicados os filtros: texto disponível completo, idioma (português e inglês), ano de publicação (2015-2020) e tipo de documento (artigo). Selecionaram-se 119 artigos que passaram por leitura prévia, onde excluíram-se 107, restando, 12 artigos que compuseram a amostra final. Resultados: A violência interpessoal é constantemente praticada entre adolescentes, com ênfase no bullying e nas relações amorosas abusivas. Quem sofre bullying  pode desenvolver dificuldades de adaptação, de aprendizagem, baixa autoestima e podem ser acometidos por patologias mentais. Quanto a quem comete está sujeito a desenvolver psicopatologias. No tocante às relações amorosas abusivas, o envolvimento amoroso entre os adolescentes abre espaço para a manifestação de diversos tipos de violência (física, psicológica, sexual) que são efetivados e vivenciados por ambos os sexos. Considerações Finais: Percebe-se a dimensão e repercussão negativa que violência interpessoal tem, ao longo da vida, sobre os adolescentes que a comete e os que são acometidos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aretha Feitosa de Araújo , Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Mestre em Ensino na Saúde.

John Carlos de Souza Leite , Universidade Regional do Cariri

Enfermeiro. Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente. 

Natália Bastos Ferreira Tavares, Universidade Regional do Cariri

Enfermeira. Mestre em Ciências da Saúde. Docente do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri. 

Tereza Lívia Rodrigues de Oliveira, Universidade Regional do Cariri

Graduanda em Educação Física

Downloads

Publicado

22.04.2021

Como Citar

Feitosa de Araújo , A. ., de Souza Leite , J. C. ., Bastos Ferreira Tavares, N., Rodrigues de Oliveira, T. L. ., & Rodrigues de Oliveira, V. (2021). Práticas prevalentes de violência interpessoal na adolescência e suas repercussões . Revista De Extensão Da Universidade De Pernambuco - REUPE, 6(1.1), 88–89. https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n1.1.159.pp88-89

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.