Educação ambiental: uma ferramenta em prol da conservação recifal

Autores

  • Camilla Silva de Oliveira Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Amanda Lucena dos Santos
  • Cláudio Henrique Gomes Fialho
  • João Antônio da Silva
  • Paula Braga Gomes

DOI:

https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n1.2.206.pp36-42

Palavras-chave:

Jogos didáticos, Conservação recifal, Turismo

Resumo

A praia de Porto de Galinhas, em Pernambuco, vem sofrendo constantemente com os impactos negativos causados pelo turismo, como: pisoteamento dos recifes de corais, atividades de mergulho e pesca, além da poluição. Sendo assim, atividades de educação ambiental visando minimizar esses impactos são extremamente necessárias. Esse artigo propõe a utilização de atividades lúdicas como ferramenta complementar do processo de conscientização da população em relação à conservação recifal. Foram desenvolvidas e executadas três atividades: “Jogo dos sete erros”, “O que tem no oceano?” e “Quem sou eu?''. O resultado das ações foram bastante positivas e a população se mostrou receptiva às informações apresentadas, principalmente as crianças. Dessa forma, quanto mais cedo forem realizadas atividades desse tipo na educação de crianças, mais resultados positivos poderão ser obtidos no futuro. Apontamos a necessidade de atividades continuadas de educação ambiental in loco, principalmente dentro do contexto de projetos de extensão universitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

SARMENTO, V. C., BARRETO, A. F., SANTOS, P. J. The response of meiofauna to human trampling on coral reefs. Scientia Marina, v. 75, n. 3, p., 559-570, 2011.

OLIVEIRA, L. R. et al. Conflitos e fragilidade de uma atividade turística não planejada: um olhar direcionado às praias de porto de galinhas e Itamaracá/PE. Patrimônio: Lazer & Turismo, v.7, n. 10, abr.-mai.-jun./2010, p.01-19

BARRADAS, J. I. et al. Tourism impact on reef flats in Porto de Galinhas Beach, Pernambuco, Brazil. Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v. 45, n. 2, p. 81-88, 2012.

SACHS, I. Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável. Rio de Janero: Garamond, 2000.

NUNES, M. E. R.; FRANCA, L. F.; PAIVA, L. V. DE. Eficácia de diferentes estratégias no ensino de educação ambiental: associação entre pesquisa e extensão universitária. Ambiente & Sociedade, São Paulo , v. 20, n. 2, p. 59-76, 2017.

MALAQUIAS, et al. O lúdico como promoção do aprendizado através dos jogos socioambientais, integrando a educação ambiental formal e não formal. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 29, 2012.

GONZAGA, G. R.; MIRANDA, J. C.; FERREIRA, M. L.; COSTA, R. C. FREITAS, C. C. C.; FARIA, A. C. O. Revista Educação pública, 2017. Disponível em:http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:O5mW5Ydlx9sJ:educacaopublica.cederj.edu.br/revista/artigos/jogos-didaticos-para-o-ensino-deciencias+&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br Acesso em: 03/03/2021.

SILVA, R M. L. Ciência Lúdica: Brincando e aprendendo com jogos sobre ciências. Salvador: Edufbar, 2008.

LIMA, K. T. S., LIMA, S. S. C., DE JESUS N. V. (2020). Importância da ludicidade na educação infantil. Revista Facimp-Empowerment, 1(1), 4-13.

KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. São Paulo. Livraria Pioneira Editora, 1994.

TOOL, Virology Teaching. “Quem Sou Eu? Jogo dos Vírus”: Uma Nova Ferramenta no Ensino da Virologia. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 36, n. 2, p. 264-268, 2012.

SANTOS, D. C. M. DOS, et al. Interação universidade-escola: uso de jogos didáticos para conhecer e prevenir o Aedes aegypti. Revista Extensão & Sociedade, v. 8, n. 1, p. 57-68, 8 nov. 2017.

Downloads

Publicado

13.12.2021

Como Citar

Silva de Oliveira, C., Lucena dos Santos, A. ., Gomes Fialho, C. H. ., da Silva, J. A. ., & Braga Gomes, P. . (2021). Educação ambiental: uma ferramenta em prol da conservação recifal. Revista De Extensão Da Universidade De Pernambuco - REUPE, 6(1.2), 36–42. https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n1.2.206.pp36-42

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.