Ciclo de debates em comemoração aos 10 anos do GePAD: coordenadas transdisciplinares
DOI:
https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v5n1.232.pp36-46Palavras-chave:
Transdisciplinaridade, Transversalidade, Representações sociaisResumo
Desenvolvemos este artigo mediante atividades realizadas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Políticas, Álcool e Drogas (GePAD), no qual discutimos o tema da atividade extensionista intitulada Ciclo de debates em comemoração aos 10 anos do GePAD. Nesse sentido, estabelecemos, como objetivo, a identificação dos desdobramentos e correspondências da produção científica do GePAD – especialmente no tocante à ferramenta das representações sociais adotada pelos pesquisadores. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica somada a nossa observação do referido evento. Do conjunto de nossos resultados, evidenciamos que a transversalidade do conceito de representações sociais, marcante na produção científica do grupo, desdobra-se na atividade de extensão analisada mediante a transdisciplinaridade que apregoa o encontro e a cooperação entre as ciências e os saberes. Consideramos, portanto, que a referida atividade de extensão oportunizou a instrumentalização da comunidade a qual foi endereçada quanto à multilateralidade dos temas das drogas, do gênero, das políticas, motivando os pesquisadores das temáticas à busca da polivalência.
Downloads
Referências
JODELET, Denise. (org). As Representações Sociais. Rio de Janeiro: UERJ, 2001.
MOSCOVICI, Serge. Representações Sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
JODELET, Denise. Ciências sociais e representações: estudo dos fenômenos representativos e processos sociais, do local ao global. Revista Sociedade e Estado, Brasília. v.33, n.2, 2018, pp.423-442.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: Unesco, 2000.
JODELET, Denise. A representação: noção transversal, ferramenta da transdisciplinaridade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.46, n.162, p.1258-1271, 2016.
FREITAS, Lima de; MORIN, Edgar; NICOLESCU, Basarab. Carta da Transdisciplinaridade. In: NICOLESCU, Basarab. O Manifesto da Transdisciplinaridade. São Paulo: Triom, 2008.
FOLLMANN, José Ivo. Dialogando com os conceitos de transdisciplinaridade e de extensão universitária: caminhos para o futuro das instituições educacionais. Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 23-42, 2014.
NICOLESCU, Basarab. Educação e transdisciplinaridade. São Paulo: TRIOM, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
ATRIBUIÇÃO 4.0 INTERNACIONAL (CC BY 4.0)
Você tem o direito de:
- COMPARTILHAR — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- ADAPTAR — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
-
ATRIBUIÇÃO — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- SEM RESTRIÇÕES ADICIONAIS — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.