Produção de Podcasts: uma perspectiva para continuidade da extensão universitária

Autores

  • Ana Elisa Chaves Vasconcelos Faculdade de Ciências Médicas - UPE
  • Luiz Ricardo Avelino Rodrigues
  • Eduarda Lysabelle de Souza Rodrigues
  • Valéria de Morais Chaves Silva
  • Laís Cecilia Rodrigues Silva
  • Ana Maria de Ataídes Romanguera
  • Beathriz Godoy Vilela Barbosa
  • Sura Wanessa Rocha Instituto de Ciências Biológicas / UPE https://orcid.org/0000-0003-2312-085X

Palavras-chave:

Webcast, COVID-19, Quarentena, Meio ambiente

Resumo

Os podcasts são ferramentas que possibilitam a dispersão de informações e conhecimento, por isso a produção de destes significou para os participantes da extensão universitária Movimento Integrado pelo Resgate da Consciência Ambiental e em Saúde (MIRCAS) uma nova maneira de cumprir com sua função perante a sociedade, em tempos de pandemia e de suspensão das atividades presenciais na Universidade de Pernambuco (UPE), de onde a extensão é originada. Com o objetivo de democratizar o conhecimento universitário para a população, as gravações abordaram temáticas diversas, e mostraram-se como uma perspectiva positiva tanto para a população alvo, quanto para os extensionistas, que aprenderam muito com o processo técnico de produção e com as informações relatadas em cada gravação. O presente trabalho retrata o processo produtivo e o impacto da inserção dos podcasts produzidos pelos integrantes do MIRCAS diante do cenário que a pandemia do COVID-19 trouxe para o país.

Biografia do Autor

Sura Wanessa Rocha, Instituto de Ciências Biológicas / UPE

Professora Adjunta do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco - UPE, Professora de Histologia e Embriologia do ICB. Membro docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde FCM-UPE. Possui graduação em Ciências Biológicas, com ênfase em ciências da saúde pela Universidade de Pernambuco, Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco com ênfase em Biotecnologia, Biologia Celular e Molecular. Doutora em Ciências Biológicas pela UFPE atuando em análises moleculares da inflamação e fibrose hepática. Pós-Doutorado pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães-FIOCRUZ, na grande área de Ultraestrutura do Zika vírus. Tem experiência na área de saúde pública, epidemiologia e parasitologia. Vem atuando principalmente nos seguintes temas: Mecanismo de ação de fármacos anti-inflamatórios aplicados à doenças autoimunes, neurodegenerativas e hepáticas. Grandes áreas de atuação: Imunologia, Farmacologia, Ultraestrutura, Histologia, Biologia Celular e Molecular, Imunohistoquímica, Imunofluorescência western blot e RTqPCR. 

Referências

BRASIL. Decreto nº 48.809, de 14 de março de 2020: Regulamenta, no Estado de Pernambuco, medidas temporárias para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus. Legisweb, Recife, v. 1, edição extra, p.1-2, 2020. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=390762. Acesso em: 6 dez. 2020.

BRASIL. Decreto nº 48.810, de março de 2020: Determina a suspensão do funcionamento das escolas, universidades e demais estabelecimentos de ensino, público ou privados, em todo o Estado de Pernambuco. Diário Oficial, Recife, ano 97, n. 49, p. 3, 2020. Disponível em: https://cepebr-prod.s3.amazonaws.com/1/cadernos/2020/20200317/1-PoderExecutivo/PoderExecutivo(20200317).pdf. Acesso em 6 dez. 2020.

SCHEIDEMANTEL, S.; KLEIN, R.; TEIXEIRA, L. A Importância da Extensão Universitária: o Projeto Construir. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2., 2004, Belo Horizonte. Anais do 2º Congresso... Belo Horizonte: [s.n.], 2004. Disponível em: https://www.ufmg.br/congrext/Direitos/Direitos5.pdf. Acesso em: 6 dez. 2020.

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE. Proec/UPE lança edital do Projeto Conhecimento Solidário. Recife, [s.d.]. Disponível em: http://www.upe.br/noticias/pr%C3%B3-reitoria-de-extens%C3%A3o-e-cultura-da-upe-lan%C3%A7a-edital-do-projeto-conhecimento-solid%C3%A1rio.html. Acesso em: 06 ago. 2020.

VELOSO, C. et al. Projeto Metacast: o uso do podcast como ferramenta de ensino-aprendizagem. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL, 10., 2019, Porto Alegre. Congresso... Porto Alegre: Intercom, 2019, p. 1-12. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/sul2019/resumos/R65-0370-1.pdf. Acesso em: 06 ago. 2020.

SANTOS, F. F. Um Modelo de Aplicação Pedagógica de uso de Podcast (MAPP): um estudo de caso de aplicação em contexto educacional. 2015. Monografia (Curso de Licenciatura em Computação) - Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, Universidade de Brasília, 2015. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/9033/1/2014_FabioFerreiradosSantos.pdf. Acesso em: 06 ago. 2020.

ZANDIFAR, A.; BADRFAM, R. Iranian mental health during the COVID-19 epidemic. Asian Journal of Psychiatry, [S.l.], v. 51, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.ajp.2020.101990. Acesso em 06 ago. 2020.

SILVEIRA, É. L.; SANTANA, W. K. F. D. O impacto da ausência e a presença perniciosa: COVID-19 e a necessidade de reeducação humana para sobrevivência do meio ambiente. Acta Ambiental Catarinense, Santa Catarina, v. 17, n. 1, jun./2020. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/acta/article/view/5451. Acesso em: 6 dez. 2020.

PANDEMIA e Meio Ambiente: Impactos momentâneos ou nova normalidade? UFJF Notícias, Juiz de Fora, 24 de abril de 2020. Disponível em: https://www2.ufjf.br/noticias/2020/04/24/pandemia-e-meio-ambiente-impactos-momentaneos-ou-nova-normalidade. Acesso em: 06 de agosto de 2020.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

Vasconcelos, A. E. C. ., Rodrigues, L. R. A. ., Rodrigues, E. L. de S., Silva, V. de M. C. ., Silva, L. C. R. ., Romanguera, A. M. de A. ., Barbosa, B. G. V. ., & Rocha, S. W. (2021). Produção de Podcasts: uma perspectiva para continuidade da extensão universitária. Revista De Extensão Da UPE, 6(1), 46–51. Recuperado de https://www.revistaextensao.upe.br/index.php/reupe/article/view/176

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)