Colaboração na formação de professores que ensinam matemática.

Autores

  • Lemerton Matos Nogueira
  • Carla Saturnina Ramos de Moura

DOI:

https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v4n1.236.pp32-43

Palavras-chave:

Extensão, Colaboração, Formação de Professores, Desenvolvimento de profissionais, Matemática

Resumo

As atuais discussões sobre a Formação de Professores que ensinam Matemática revelam que a constituição de grupos colaborativos na parceria Universidade-escola é importante para as trajetórias de aprendizagem docente. Pensando nisso, este trabalho objetiva explicitar as ações do projeto Estudos Colaborativos em Educação Matemática (ECEM), desenvolvido no âmbito do curso de Licenciatura em Matemática da UPE/Campus Petrolina, refletindo sobre seus impactos e desdobramentos no processo de desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática de escolas públicas de Petrolina. Metodologicamente, o projeto contempla a criação de espaços-tempos para a consecução de estratégias teórico-práticas, seguindo ciclos de ação-reflexão-ação na prática e sobre a prática. Os resultados revelam que a perspectiva das parcerias colaborativas engendradas pelo projeto tem contribuído para a consolidação de novos modos de ensinar e aprender Matemática na escola básica. Os relatos e as respostas presentes em questionários aplicados revelam que o ECEM surge como um sustentáculo que tem ajudado os professores a melhor gerir o planejamento curricular e as intervenções necessárias frente à realidade escolar vivida por cada um. Acreditamos que o projeto tem cumprido com o seu papel de fortalecer a parceria colaborativa entre Universidade-Escola, tão necessária para o processo de desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FIORENTINI, D. Pesquisar práticas colaborativas ou pesquisar colaborativamente? In: BORBA, M, C; ARAÚJO, J, L. (org.). Pesquisa qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

FIORENTINI, D. Educação Matemática: diálogos entre Universidade e Escola. In: ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 10., Ijuí, 2009. Palestra. Rio Grande do Sul: UNIJUI, 2009.

FIORENTINI, D.; CARVALHO, D. L. O GdS como lócus de experiências de formação e aprendizagem docente. In: FIORENTINI, D.; FERNANDES, F. L. P.; CARVALHO, D. L. Narrativas de Práticas e de Aprendizagem docente em Matemática (org.). São Carlos: Pedro & João Editores, 2015.

FOERSTE, E. Parceria na formação de professores. São Paulo: Cortez, 2005.

FREITAS, M. T. M.; NACARATO, A. M.; PASSOS, C. L.; FIORENTINI, D.; FREITAS, F. F.;

ROCHA, L. P.; MISKULIN, R. G. O desafio de ser professor de matemática hoje no Brasil. In:

FIORENTINI, D.; NACARATO, A. M. (org.) Cultura, formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática. São Paulo, Musa, 2005. p. 89-105.

ROCHA, L.P. (Re)constituição dos saberes de professores de matemática nos primeiros anos de docência. 2005. 164p. Dissertação (Mestrado Educação) – Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas, 2005.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2009.

QUARESMA, M.; PONTE, J. P.; BAPTISTA, M.; MATA-PEREIRA, J. O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional. In: PONTE, J. P (org.). Práticas profissionais dos professores de Matemática. Lisboa: IE-ULisboa, 2014. Disponível em: <http://www.ie.ulisboa.pt.> Acesso em: 12 mar. 2019.

CUNHA, D. R.; COSTA, S. S. C. O Curso de Pedagogia e a Formação Matemática para a Docência nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. São Paulo, 2008. Disponível em: <http://www2.rc.unesp.br/eventos/matematica/ebrapem2008/upload/297-1-A-gt1_cunha_ta.pdf.> Acesso em: 03 mar. 2018.

Downloads

Publicado

03.10.2019

Como Citar

Matos Nogueira, L., & Saturnina Ramos de Moura, C. . (2019). Colaboração na formação de professores que ensinam matemática. Revista De Extensão Da Universidade De Pernambuco - REUPE, 4(1), 32–43. https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v4n1.236.pp32-43