Educação em segurança do paciente por meio do Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v7n1.264.pp26-32

Palavras-chave:

Segurança do paciente, Educação em saúde, Rede social, Relações comunidade-instituição

Resumo

Devido ao estado de pandemia da COVID-19 e a necessidade do isolamento social, o projeto de extensão "Segurança do Paciente: integrando educação e tecnologia no empoderamento de pacientes, familiares e acompanhantes" precisou se adaptar a essa realidade. Com isso, as atividades de planejamento e educação em saúde passaram a ser desenvolvidas de forma remota. A criação do perfil na rede social Instagram possibilitou a democratização das informações sobre a segurança do paciente. As informações são postadas no perfil da rede social, sendo estas elaboradas pelos integrantes do projeto após realização de reuniões semanais de estruturação. O perfil alcançou 596 contas, adquiriu 315 seguidores e teve um aumento de quase 500% na interação com o público após a publicação de 17 postagens. Esse alcance demonstra a eficácia do uso das redes sociais como método de educação em saúde e revela a existência de uma ótima relação entre a comunidade e a instituição. A experiência de utilizar a plataforma Instagram como disseminadora de informações sobre educação em saúde contribui de forma considerável para a autonomia de cuidados do público, e a constante atualização de conhecimentos dos profissionais e estudantes, por meio de um canal de informações democráticas e verídicas.

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Biografia do Autor

Elisabeth Lima da Cruz, Universidade de Pernambuco

Doutora em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento (Neurociências) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Hebiatria - Saúde do Adolescente (2011) pela Universidade de Pernambuco (UPE). Especialista em Informática em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (2018). Especialista em Doenças Crônica Não Transmissíveis pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Especialista em Saúde da Família pela Faculdade Internacional de Curitiba (2006). Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). Tem experiência a profissional na área de Enfermagem, com ênfase em saúde pública (saúde da criança e do adolescente, saúde mental e psiquiátrica, informática em saúde, telessaúde, educação permanente em saúde, educação à distância e gestão em telessaúde e educacional). 

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Publicado

30.06.2022

Como Citar

Lima da Cruz, E., Albuquerque Santos de Mendonça, M. A. ., de Andrade Ribeiro, F. ., Samara Ramos Braga, I. ., da Silva Freitas, J. O., Gomes de Oliveira Cabral, M. ., de Castro Barro, N. H. ., & Batista Ferreira e Pereira, E. . (2022). Educação em segurança do paciente por meio do Instagram. Revista De Extensão Da Universidade De Pernambuco - REUPE, 7(1), 26–32. https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v7n1.264.pp26-32

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