Plantão psicológico: a prática do acolhimento on-line durante a pandemia da COVID-19

Autores

  • Michelle Morelo Pereira Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Ana Rita Castro Trajano Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Helena de Almeida Cardoso Caversan Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Silas Pereira Moreira Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Vanessa Ayres Tibiriçá Universidade do Estado de Minas Gerais

Palavras-chave:

Saúde mental, Acolhimento online, Atendimento psicossocial;, Plantão psicológico

Resumo

O presente artigo relata a experiência de um projeto de extensão realizado pelo Serviço Escola de Psicologia de uma universidade pública de Minas Gerais, que objetivou ofertar atendimento psicológico à comunidade acadêmica durante a pandemia da COVID-19,no período de abril a julho de 2020. Os atendimentos foram realizados pelos docentes da universidade sob a forma de plantão e acolhimento psicológicos, visando oferecer um espaço de escuta qualificada para a expressão de angústias e suporte emocional. Em consonância com as resoluções nº 11/2018 e nº 04/2020, do Conselho Federal de Psicologia, e com as medidas de isolamento social, os atendimentos foram realizados de forma on-line. Verificou-se a prevalência de estudantes do sexo feminino, reafirmando estigmas de gênero no qual o autocuidado foge do ideal de masculinidade exigido na sociedade patriarcal. Identificou-se que a principal queixa foi a ansiedade, quepode ser relacionada com os efeitos da pandemia e seus agravantes em diversas instâncias, tais como a social e a laboral. Ressalta-se a importância da universidade pública na promoção de saúde e na qualidade de vida da comunidade onde está inserida, principalmente, em momentos de crise.

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Publicado

03/29/2021

Como Citar

Morelo Pereira, M., Castro Trajano, A. R. ., de Almeida Cardoso Caversan, H. ., Pereira Moreira, S. ., & Ayres Tibiriçá, V. . (2021). Plantão psicológico: a prática do acolhimento on-line durante a pandemia da COVID-19. Revista De Extensão Da UPE, 6(Especial COVID-19), 39–51. Recuperado de https://www.revistaextensao.upe.br/index.php/reupe/article/view/96

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