Identidades de Adolescentes com Síndrome de Down no Ambiente Escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n1.1.185.pp70-71

Palavras-chave:

Adolescente, Crise de Identidade, Síndrome de Down

Resumo

Resumo 

O ambiente escolar é um importante espaço para o desenvolvimento das identidades dos adolescentes. Para os adolescentes com síndrome de Down, essa realidade é ainda mais complexa, sendo essencial que educadores tenham conhecimento sobre o desenvolvimento das identidades desses sujeitos, para que possam enfrentar os desafios que se interpõem à garantia de equiparação de oportunidades para as pessoas com deficiência. O objetivo do trabalho é compreender como o convívio no ambiente escolar contribui para o desenvolvimento das identidades de adolescentes com síndrome de Down em escolas públicas de Recife. Para atender ao objetivo foi elaborado um projeto de pesquisa que se enquadra como um estudo analítico e interdisciplinar de abordagem qualitativa. A coleta de dados será realizada através de entrevistas abertas, e analisados a partir das concepções da Análise do Discurso e da História Oral. Por se tratar de estudo em fase de elaboração, as discussões que podem ser realizadas até o momento partem do levantamento bibliográfico que sustenta o trabalho, que já pôde revelar que os adolescentes com síndrome de Down enfrentam, enquanto elaboram suas identidades, um desafio adicional ao precisar se libertar da representação infantilizada que familiares e profissionais da educação têm sobre eles. 

Descritores: Adolescente; Crise de Identidade; Síndrome de Down. 

Abstract

The school environment is an important space for the development of adolescents' identities. For adolescents with Down syndrome, this reality is even more complex, and it is essential that educators have knowledge about the development of these subjects' identities, so that they can face the challenges that stand in the way of ensuring equal opportunities for people with disabilities. The objective of the work is to understand how living in the school environment contributes to the development of the identities of adolescents with Down syndrome in public schools in Recife. To meet the objective, a research project was prepared that fits as an analytical and interdisciplinary study with a qualitative approach. Data collection will be carried out through open interviews, and analyzed based on the concepts of Discourse Analysis and Oral History. As it is a study in the elaboration phase, the discussions that can be carried out so far start from the bibliographic survey that supports the work, which has already revealed that adolescents with Down syndrome face, while elaborating their identities, an additional challenge to the need to free themselves from the infantilized representation that family members and education professionals have over them. 

Keywords: Adolescent; Identity crisis; Down's syndrome. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22.04.2021

Como Citar

Batista de Oliveira, D. . ., & Ferreira Vilela, S. (2021). Identidades de Adolescentes com Síndrome de Down no Ambiente Escolar. Revista De Extensão Da Universidade De Pernambuco - REUPE, 6(1.1), 70–71. https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n1.1.185.pp70-71