Adolescentes católicos e a busca pela ludicidade: Estudo de caso na periferia do Recife

Autores

Palavras-chave:

Adolescente, Religiosidade, Identidade, Ludicidade

Resumo

Introdução: Partindo do entendimento que a religião continua sendo relevante para a juventude atual, visto que as instituições religiosas produzem espaços de agregação social e de construção de identidades, este artigo versa sobre a atividade lúdica desenvolvida por adolescentes da periferia de Recife através da prática teatral ligada a um grupo de jovens da Igreja Católica. Objetivo: Compreender como os adolescentes católicos desenvolvem suas identidades em meio à busca por ludicidade. Percurso Metodológico: Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza interdisciplinar que empregou as técnicas de entrevistas, Observação Participativa e Diário de Campo como instrumentos de coleta de dados. Resultados: Para a análise, foram utilizadas a Análise do Discurso, baseada na metodologia linguística de Eni Orlandi, associada a concepção da ludicidade de Cipriano Luckesi, para a compreensão dos efeitos lúdicos que as atividades artísticas produzem nos adolescentes da pesquisa. Considerações Finais: Concluiu-se que a atividade lúdica está intrinsicamente relacionada ao processo de desenvolvimento, aprendizado e renovação, contribuindo para o desenvolvimento de uma identidade adulta saudável, e que espaços para essas atividades podem ser encontrados em instituições religiosas.

 

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Publicado

2021-04-22

Como Citar

Ferreira Vilela, S., & Vanderlei Silva, K. (2021). Adolescentes católicos e a busca pela ludicidade: Estudo de caso na periferia do Recife. Revista De Extensão Da UPE, 6(Suplemento 1), 9–10. Recuperado de https://www.revistaextensao.upe.br/index.php/reupe/article/view/190