Formação de adolescentes protagonistas na prevenção ao bullying

Autores

  • Dr. Antonio José de Almeida Filho Escola de Enfermagem Anna Nery/Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.
  • Dra. Betânia da Mata Ribeiro Gomes Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - UPE
  • Dra. Estela Maria Leite Meirelles Monteiro Departamento de Enfermagem/Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil
  • Dra. Jael Maria de Aquino Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - UPE
  • Rayssa Cavalcanti Umbelino de Albergaria Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - Universidade de Pernambuco
  • Dr. Waldemar Brandão Neto Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - UPE

DOI:

https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n1.1.160.pp66-67

Palavras-chave:

Bullying, Saúde do Adolescente, Serviços de Enfermagem Escolar

Resumo

Introdução: Bullying é considerado um subtipo de violência escolar, caracterizado como o conjunto de atitudes agressivas e intencionais. Ações educativas, que explorem o protagonismo dos escolares surgem como estratégia de prevenção. Objetivo: Desenvolver uma estratégia participativa de educação em saúde no processo de formação de adolescentes protagonistas para prevenção do bullying. Percurso Metodológico: Pesquisa de intervenção participativa de natureza qualitativa, fundamentada no modelo Community-based Participatory Research (CBPR) e nos Círculos de Cultura de Paulo Freire. A amostra compreendeu 12 adolescentes. Foram empregadas técnicas de observação com anotações em diário de campo e registro fotográfico. O estudo representa um recorte da tese de doutorado, cujo projeto obteve parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco. Resultados: A ação educativa, por meio dos Círculos de Cultura, enfocou o engajamento dos adolescentes, utilizando questões norteadoras que estimulavam a reflexão crítica quanto ao papel do protagonismo juvenil na prevenção ao bullying. Assim, os adolescentes perceberam o protagonista como aquele capaz de influenciar modificações positivas, exercendo papel de liderança e assumindo postura crítica diante da realidade. Considerações Finais: O estudo possibilitou realçar a participação ativa dos adolescentes, com vistas ao desenvolvimento de competências geradoras de comportamentos pró-sociais, capazes de enfrentar o bullying.

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Biografia do Autor

Dr. Antonio José de Almeida Filho , Escola de Enfermagem Anna Nery/Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Pós Doutor em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) - 2015. Doutor em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery/ UFRJ (2004). Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery/ UFRJ (1999). Graduado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery/ UFRJ (1987). Licenciatura em Enfermagem pela Faculdade de Educação da UERJ. Professor Associado IV da Escola de Enfermagem Anna Nery/ UFRJ. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa de História da Enfermagem Brasileira (Nuphebras). Líder do Grupo de Pesquisa "Trajetória do cuidado de enfermagem nos espaços especializados" (CNPq) . Pesquisador, membro da Linha de Investigação: Formação de Profissionais de Saúde e Educação para a Saúde (ESEnfC). Membro da equipe do Projeto: História e Epistemologia da Saúde e Enfermagem (ESEnfC). Coordenador do Projeto de Extensão "Caminhando na História da Saúde: trajetória e memória da Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ". Coordenador Geral do Departamento Científico de História da Enfermagem da Associação Brasileira de Enfermagem ( ABEn Nacional)/ DHE - ABEn, nas gestões de 2010- 2013 e 2013- 2016, atualmente membro da coordenação do DHE- ABEn. Membro do Corpo Editorial Internacional da Revista Referência de Enfermagem da ESEnfC. Editor Chefe da Escola Anna Nery Revista de Enfermagem de agosto de 2007 a novembro de 2016. Editor Associado da Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, da Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn) e da Revista Baiana de Enfermagem. Editor de Desenvolvimento e Membro do Conselho Deliberativo da História da Enfermagem : Revista Eletrônica (HERE) de 2015 a 2016; atualmente atuando como Editor Associado. Membro do Comitê Editorial da Revista Científica Cuidado Humano, do Colégio de Enfermeiras do Perú. Membro do Corpo Editorial Internacional da Revista Referência de Enfermagem da ESEnfC. Consultor Ad hoc da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF). Membro da Comissão de Organização do Museu da EEAN/ UFRJ até junho de 2018. Produção Acadêmica nas áreas de História da Enfermagem e de Fundamentos de Enfermagem.

Dra. Betânia da Mata Ribeiro Gomes , Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - UPE

Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Fundação de Ensino Superior de Pernambuco (FESP-UPE) (1990), Mestrado em Hebiatria-Determinantes Sociais de Saúde na Adolescência pela UPE (2007), Doutorado pelo Programa Interunidades de Doutoramento Enfermagem da EE e EERP Centro Colaborador da OMS para Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem / USP (2012), com bolsa CNPq (PROCESSO: 143037 / 2008-0), concentrando-se no estudo de adolescentes, consumo de álcool e suas famílias. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco, na FENSG. Durante sua carreira acadêmica, foi Coordenadora Geral de Projetos de Pós-Graduação na Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação PROPEGI / UPE (2018) e atuou como Coordenadora Geral de Pesquisa da PROPEGI / UPE (2015 a 2018). Foi Coordenadora Setorial de Pós-Graduação e Pesquisa da FENSG / UPE (2013 a 2014) e Gerente da Divisão de Apoio Técnico e Pedagógico (2004 a 2007). É líder do Grupo de Pesquisa em Estudos e Pesquisas Enfermagem na Promoção à Saúde de Populações Vulneráveis ​​(GEPEV), cadastrado no diretório de pesquisa do CNPq. É consultora ad-hoc de periódico nacional e editora associada da Revista Enfermagem Digital Cuidado e Promoção da Saúde - REDCPS periódico editado pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem UPE / UEPB. É Coordenadora no Brasil do convênio internacional entre a UPE e a Universidad de Sevilla (UE), Espanha, co-financiado pelo Programa Erasmus + da União Europeia. Esse projeto é um Consórcio entre universidades européias e latino americanas, que tem por objetivo contribuir com a modernização e melhoria de serviços de suporte para a inclusão oferecida pelas Instituições de Ensino Superior (2017-2020). É membro da Comissão de Atividades da RED SOLIDARIS - Universidades Inclusivas. Tem experiência na área de Enfermagem, com destaque em Saúde da Criança e do Adolescente, principalmente nos seguintes temas: enfermagem familiar, saúde da criança e do adolescente.

Dra. Estela Maria Leite Meirelles Monteiro, Departamento de Enfermagem/Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (1985), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2007). Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Membro do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENFERMAGEM) e do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente (PPGSCA) ambos do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco. Segundo Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Assistir/Cuidar em Enfermagem CNPq/UFPE. Tem experiência na área de Enfermagem em Saúde Pública com pesquisas nos seguintes temas: Educação em Saúde, Promoção da Saúde, Políticas Públicas em Saúde, Tecnologia em Saúde; Saúde da Criança e do Adolescente, hanseníase e violência. Atua em atividade extensionista em saúde escolar. Membro integrante em comissão editorial em periódico nacional e como avaliadora de periódicos nacionais e internacionais.

Dra. Jael Maria de Aquino, Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - UPE

Possui mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (2000) doutorado em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo (2005) e Pós-doutorado em enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Atualmente é Professora Livre Docente da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco, integra o corpo docente do Programa Associado de Pós - Graduação em Enfermagem. Vice Líder do Grupo de estudos e pesquisas de enfermagem na promoção à saúde de populações vulneráveis (GEPEV). Revisora ad hoc de periódicos científicos nacionais e internacionais.Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde mental e do trabalhador, atuando nos seguintes temas de pesquisa: consumo do álcool e outras drogas, promoção da saúde, saúde do escolar, processo de cuidar e relações interpessoais, saúde do trabalhador, saúde mental e ensino de enfermagem.

Dr. Waldemar Brandão Neto, Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - UPE

Enfermeiro, Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui Mestrado em Enfermagem, com área de concentração em Promoção à Saúde, pela Universidade de Pernambuco/Universidade Estadual da Paraíba. Participou do Programa de Doutorado sanduíche no exterior, financiado pela Capes, no Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) da Universidade do Minho (Braga, Portugal), no ano de 2015. Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG) da Universidade de Pernambuco (UPE), área Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente. Enfermeiro Neonatal da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco. É membro sócio efetivo da ABEn seção-PE. Membro de Grupos de Estudos e Pesquisas, cadastrados no CNPq, da UPE e UFPE. Editor Associado da Revista REDCPS. Avaliador de periódicos científicos, nacionais e internacionais. É membro da Red Internacional de Enfermería en Salud Infantil (Red ENSI-OPAS/OMS). Coordenador Pedagógico do Programa de Residência Multiprofissional em Neonatologia do CISAM -UPE. Atua na área da pesquisa em enfermagem, com ênfase em Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente e Enfermagem em Saúde Pública. Tem interesse nos seguintes temas de investigação: Infância, Adolescência, Prevenção da Violência Escolar/Bullying, Metodologias Participativas na Educação em Saúde, Educação em Saúde, Promoção da Saúde Escolar, Processo de Cuidar em Enfermagem, Formação Profissional, Ensino de Enfermagem, Tecnologia em Saúde, Cuidados Especializados ao Recém-Nascido, Enfermagem Neonatal.

Referências



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Publicado

22.04.2021

Como Citar

José de Almeida Filho , A. ., da Mata Ribeiro Gomes , B., Maria Leite Meirelles Monteiro, E. ., Maria de Aquino, J., Cavalcanti Umbelino de Albergaria, R., & Brandão Neto, W. (2021). Formação de adolescentes protagonistas na prevenção ao bullying. Revista De Extensão Da Universidade De Pernambuco - REUPE, 6(1.1), 66–67. https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n1.1.160.pp66-67

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